Caindo em mais uma aventura da matemática

 Aqui está o tema escolhido da vez: as páginas mais interessantes de algum livro de não ficção escolhido na biblioteca, o meu escolhido foi matemática divertida e curiosa, lendo livro eu descobri algumas coisas diferentes sobre a matemática está aqui as páginas que eu me interessei muito: 

1- página 13 e 14, matemáticos feiticeiros: essa página fala sobre czar Ivan IV e um grande problema matemático, que na época era considerado muito difícil, mas esse matemático conseguiu resolver, e foi considerado um feiticeiro pela facilidade de resolução e foi queimado vivo.

2- páginas 154 e 155, o número 100: essa página fala sobre várias maneiras de escrever o número 100 como por exemplo 100 = 88 + 1 inteiro+ 88 oitavos, legal não é!

3- página 89, algarismos chineses: já explica um pouco sobre qual é a representação de cada caractere para número, como por exemplo um traço equivale a 1, ou um traço em cima horizontal e outro embaixo vertical representa o 6, assim podemos aprender os algarismos chineses nessa página, interessante não é!

4- página 70 e 69, exposição curiosa: essas duas páginas falam sobre uma curiosidade muito diferente, nela ao quadrado do 4 e do número 34, esses dois dispõe uma distância de colocar o número 15 entre o 16, ou seja o quadrado de 34 é o 1156 E se tirarmos o 15 vira o 16 no caso o quadrado do 4, se formos repetindo esse processo como por exemplo adicionar um três ao 34 que vira o 334 é só adicionarmos o 15 1156 que vira 111 mil, 556, curioso não é!

5- página 25, produtos curiosos: essa página fala sobre o número 12345679' que por exemplo, pode ser multiplicado por múltiplos de 9, e formar números padrões como 9 x 1 é equivalente a 9 então se fizemos 9 vezes 1 2 3 4 5 6 7 9 é equivalente a 9 números 1, ou vezes 2 dá 18 que equivale 18 x 1 2 3 4 5 6 7 9 é igual a 9 números 2, assim pôr diante.

E aí, a matemática não é divertida!

Beleza, nesse blog falei de tanta matemática eu não passei nenhum probleminha para vocês então aqui vai!

Nesse blog eu tenho que cumprir 10 comentários porém, só só consegui um comentário. Quantos comentários eu ainda preciso conquistar?

Se você sabe a resposta comente aí embaixo e ajude a bater essa meta!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A casa na árvore de 26 andares

As 5 melhores sagas que você deveria ler